quarta-feira, 9 de maio de 2018

Um dia em Bananal - São Paulo

Um passeio por Bananal e pela historia do Brasil.

Bananal é uma pequena cidade no interior de São Paulo, divisa com estado do Rio de Janeiro, a principio ocupada pelos indígenas da etnia Puris.  Entre os séculos XVII e o século XVIII, Bananal fez parte de um celeto grupo de cidades que serviram de rota e ponto de passagem do ouro, vindos principalmente de Minas Gerais e, também sendo um ponto de parada para tropeiros que vinham do Sul trazendo seu gado.
Estrada Real
A primeira atividade econômica mais expressiva da região foi a extração de anil, muito valorizado e utilizado na época como corante. A extração durou cerca de aproximados 20 anos, desaparecendo no início do século XIX, o local de extração era entre o rio Bananal e a Serra da Carioca onde também passava a Estrada Geral. O ano de 1770 foi o marco para o inicio da cidade de Bananal, pois ali passaria o Caminho Novo, estrada que ligaria o Rio de Janeiro a São Paulo. Treze anos depois a cidade virou a 9ª sesmaria, governada por João Barbosa de Camargo, que tinha o objetivo de povoar a região, e em 10 de fevereiro de 1785 foi formalizada em escritura sua fundação.

A segunda era de ouro de Bananal foi no período áureo do café, quando chegou a gerar mais dinheiro que a capital São Paulo, atingindo seu auge em 1854.

Em 1º de janeiro de 1889 nasce a estação ferroviária, símbolo do período áureo de riqueza e prosperidade da cidade, construído em chapas metálica pré-moldada com assoalhos de autêntico pinho de Riga, tudo importado da Bélgica.
Estação Ferroviária de Bananal
A cidade é muito agradável com um pequeno patrimônio histórico do séc XIX, ainda existem fazendas de café e mata atlântica muito bem preservadas.
Portal de Bananal
Nos fins de semana, os jipeiros  fazem trilhas que levam até às regiões de São José do Barreiro (SP) e de Barra Mansa (RJ). Em alguns trechos da Serra da Bocaina existe criação de trutas. A cidade é conhecida por ser muito aconchegante e de imensa hospitalidade aos seus turistas.
Forum de Bananal
Com a preservação de seus patrimônios históricos, Bananal tem como os seus pontos turísticos, um passeio a pé pela a Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro. 
Igreja Matriz de Bananal
Bananal foi parada obrigatória dos tropeiros que circulavam na região para comercializar, e foi uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, e também devido às grandes fazendas do ciclo do café, existem duas versões para o nome da cidade, a primeira seria a corruptela de Banani, que significa "rio sinuoso" em tupi-guarani, a segunda versão teria referência no antigo "Pouso do Bananal", no Caminho Novo do Rio de Janeiro, parada forçada das tropas de mercadoria com destino a São Paulo ou Rio de Janeiro com muitas bananeiras marcando o trecho.
Coreto de Bananal
A Fazenda Boa Vista foi construída em meados de 1780, sendo uma importante produtora de Anil. Em meados de 1840 o café começou a ser o principal produto produzido nas terras da fazenda. Atualmente a área da fazenda está sendo utilizada no ramo turístico e hoteleiro. 

Fazenda Boa Vista.
Atuando como um Hotel Fazenda, dispõe de acomodações dentro e fora do casarão, com área de lazer com algumas piscinas e quadras poliesportivas para dar mais conforto e opções para o hospede. O hotel oferece também passeio a cavalo.
Alem do sistema de diárias com tudo incluído, quem não quiser ficar hospedado pode passar o dia no hotel pagando somente um tarifa de "day use".
A fazenda também serviu de cenário para filmagens de novelas, mini séries, entre outras. 
Fazenda Boa Vista.
Fazenda da Loanda (seculo XVIII) abrigou a família do Major José Ramos Nogueira, sargento mor da Imperial Guarda de Honra de D. Pedro I. Atualmente reformada, recebe visitantes nos fins de semana de 09 as 15h, para um tour guiado em seu interior. O  valor do ingresso com visita guiada custa R$15,00 por pessoa. Sugiro confirmar, pois podem sofrer alterações tanto no preço quando no horário de visitação ( não conseguimos fazer o tour, pois no dia que fomos fechou mais cedo).
Fazenda Loanda Bananal.


Fazenda Loanda Bananal.

Existem outras fazendas ainda bem conservadas e bonitas que valem a visita ou hospedagem, como o Hotel Fazenda Três Barras.

Para quem gosta de artesanato, no centro histórico há a Casa do Artesão e varias lojinhas com produtos, como o típico crochê de barbante.
Para quem gosta de voltar no tempo e nostalgia vale a pena a visita na antiga estrada real, no centro histórico e algumas fazendas históricas.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog