domingo, 27 de maio de 2018

Cunha em 2 dias Festa do Pinhão e Lavandario 1° dia.

Cunha São Paulo - 1º dia 
Festa do Pinhão e Lavandario.

Nosso passeio começou pelo portão da cidade, tivemos uma grata surpresa chegamos justamente período em que a cidade estava promovendo o 18° festival do Pinhão. 
Cunha - São Paulo 
Logo apos o portal paramos para procurar uma pousada. Ficamos na Clima da Serra, em função do festival os melhores quartos já estavam ocupados, como era somente para uma noite não nos importamos.
Deixamos as malas e fomos para o centro da cidade, perguntamos para a recepcionista do hotel se havia alguma dificuldade para chegar ao centro, a resposta foi, é uma rua de ida e uma de volta.
Cunha - São Paulo 
Paramos primeiro próximo a igreja do Rosário, estava fechada, decidimos continuar a pé para conhecer o centro da cidade. Ótima escolha, mais a frente já não havia vagas para estacionar.
Cunha - São Paulo 
Caminhamos alguns metros e já estávamos no centro, próximo a igreja matriz Entramos para conhecer, é uma igreja bem simples, estava em reforma.
Igreja Matriz de Cunha - São Paulo 
Na praça ao lado da igreja estavam montadas barracas de comida e o palco onde seria a apresentação dos shows.
A diversidade de comidas com pinhão era bem grande: pastel de pinhão, bolo, risoto, pinhão cozido, doce , cocada de pinhão, linguiça de pinhão e por aí ía....
São Paulo - Cunha -  Festa do Pinhão
Demos uma parada também, em uma chocolateria. Bom para adoçar a boca com uma deliciosa trufa e chocolates de lavanda. 
Chocolateria Vania Fagundes - Cunha - São Paulo 
Depois de conhecer o centro da cidade, fomos para o lavandário, há  aproximadamente 9 km do centro da cidade, na estrada Cunha x Paraty. Chegando no local paramos o carro próximo ao guichê na parte de baixo, foi nos informado que o estacionamento em cima,  próximo a plantação de lavanda estava cheio, que poderíamos deixar o carro onde estava e subir a pé ate a plantação ou esperar por uma vaga, fomos a pé.     
Tinha no máximo uns 100 metros de subida, muito tranquilo.
São Paulo Cunha -  Lavandário
O cheiro do local é maravilhoso. Há vistas bonitas também, tirei varias fotos.
São Paulo Cunha -  Lavandário
O local é bonito, a paisagem das montanhas da uma sensação de paz, um bom lugar para meditação.
São Paulo Cunha -  Lavandário
Li em alguns blogs que o melhor horário para visitação era próximo ao pôr do sol. Não demos muita sorte, o tempo estava meio encoberto e com algumas nuvens, mas mesmo assim valeu a pena.
São Paulo Cunha -  Lavandário
Depois de caminhar no meio da lavanda uma pausa para um chá gelado de hibisco e sorvete de verbena.
São Paulo Cunha -  Lavandário

Retornamos ao hotel para um banho e fomos para a festa do Pinhão a noite. 


Um pouco da historia de Cunha.

No ano de 1596 
Martim Correia de Sá inicia uma incursão pela região. A expedição transpôs a serra de Paraty em 1597 e, ao atingir a região que logo em seguida se denominaria Facão, atravessou os rios Paraibuna e Paraitinga, alcançou as margens do rio Paraíba entre São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba, e adentrou as terras do Sul de Minas Gerais.

A partir de 1695 a região do Facão começou a ser desbravada de modo mais acentuado, principalmente em função das descoberta das primeiras jazidas de ouro nas “minas gerais”.

A fundação oficiais da região do Facão se deu com a edificação da capela de Jesus, Maria e José da Boa Vista, em 1724.

Para homenagear o então governador da Província de São Paulo, Capitão-General Francisco da Cunha e Menezes, o nome da cidade e mudado de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Facão para Vila de Nossa Senhora da Conceição de Cunha, em 15 de setembro de 1785.

Vila de Cunha eleva-se à condição de Cidade em 20 de abril de 1858.

A Estância Climática de Cunha foi criada em 28 de outubro 1948.

A excelência do clima foi um dos fatores que justificaram o estabelecimento dos europeus e demais pessoas na região do Facão, entre o final do século XVII e o começo do século XVIII.


Até o próximo dia na Cachoeira da Pimenta e Contemplário.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog