domingo, 3 de setembro de 2017

De Machu Pichu para Cusco via Ollantaytambo ( visitando Maras e Muray)

A programação do dia é ir de trem de Machu Picchu para Ollantaytambo chegando as 10:30h, e daí para Cusco visitando Maras, Muray, Salineras e Chincheros, em táxi que alugamos para fazer o passeio.

As 08:00h chegamos na estação de Machu Picchu nosso trem iria sair as 08:53h para Ollantaytambo.

Uns 10min antes da hora do trem os colaboradores da Peru Rail começaram a organizar a fila para a entrada no trem com as plaquinhas indicando a composição.

Estação Ferroviária de Machupicchu

Trem da Perurail Machupicchu -  expedition
No trem expedition há mais espaço para as malas e as janelas não são tão pequenas.

Paisagem na estrada

Moradores locais organizando sua caravana.

Placa mostrando em qual altura da estrada se esta.
O trem não andou muito e paramos próximo ao km 82. Havia uma greve de professores em toda a região de Cusco, as estradas e linhas férreas foram bloqueadas. Os funcionários da PeruRail não sabiam o que fazer, a empresa não tinha um plano para ajudar os passageiros a seguir viagem. Algumas pessoas tinham voo internacional e começaram a se desesperar. Ficamos umas 5 horas dentro do trem no meio do caminho aguardando uma solução. Finalmente arranjaram umas vans para nos levarem pela estrada até Olantaytambo. De lá pegaríamos o taxi contratado que estava há mais de 4 horas nos esperando.
Fizemos contato com nossa concierge falando da situação pelo telefone de uma funcionaria da Perurail.

Peru rail - hora de pegar a van
Nossa concierge ficou preocupada com a situação e entrou em contato com a funcionaria da Perurail que informou que ainda estávamos no trem, e mandou nosso táxi nos pegar na estrada, porem já havíamos ido para a van.

O percurso MachuPicchu Ollantaytambo custou 10 soles, as 14:12h chegamos na estação de Ollantay.

Van em direção a Ollantaytambo

No caminho.....

No fundo estão algumas cabanas onde os peregrinos fazem uma pausa.

Na estrada onde estávamos vimos as vias obstruídas por pedras.

Vários trechos da estrada estavam obstruídos

Em 30 min chegamos a Ollantaytambo, desse ponto saem as vans para a região.

Rodoviária de Ollantaytambo.
As vans estão um pouco surradas, pois grande parte das estradas são de terra , mas é uma opção para fugir dos altos preços da passagem de trem.

A estação de Ollantaytambo estava tumultuada, pois não havia saída e nem chegada de trens, e ninguém tinha uma informação para dar.

Estação ferroviária de Ollantaytambo.
Na bilheteria da Perurail ninguém sabia dizer quando iria voltar a operação dos trens nem como iriam fazer para acomodar as pessoas que ali se aglomeravam, varias pessoas perderam voos e passeios.

bilheteria da Perurail
Enfim conseguimos contato com o táxi que nos informou que teria que pegar outra rota para chegar a Cusco. Perdemos nosso dia de passeio.
Pisaq

Mirador Taray
Depois de muito andar enfim chegamos no hotel as 17:30h, sãos e salvos. Após check in fomos nos despedir de Cusco.

Cusco -  Hotel Ramada

Fomos dar umas voltas em lugares ainda não visto por nós. No caminho para a praça de São Francisco encontramos essas informações que achei interessante registrar.

O pequeno jardim botânico de Cusco esta na praça de São Francisco, em frente a Igreja de mesmo nome.

Jardim Botânico de Cusco Praça de São Francisco
Mais uma feira de artesanato, fomos conferir.

Feira de Artesanato São Francisco - Cusco

Para terminar a noite um talharim a Alfredo para mim e carbonara para o Edson. Bela despedida!