domingo, 7 de maio de 2017

Bologna em 2 dias - 7° destino na Itália.

Bologna.

12° dia - de Florença para Bologna.

Chegamos na estação as 10:50h, o horário do nosso trem estava marcado para 11:30h com duração de aproximadamente 37min, todos os trens que pegamos até agora saíram pontualmente. Como nosso bilhete era o e-ticket não foi necessário validar. 
Estação Ferroviária de Florença
Entramos no trem e fomos procurar nossos lugares, os assentos eram numa cabine, com largas poltronas, o espaço entre elas era confortável, sem mencionar o quanto elas reclinavam e com local para a guardar as malas dentro dela. Valeu a pena a compra do bilhete de 1° classe. 
Trem de Florença para Bolonha - Trenitalia.
Chegando na estação de trem em Bologna caminhamos em direção ao ponto de ônibus, chegando ao local perguntamos a um motorista que nos atendeu prontamente e nos informou que nos fins de semana o ônibus que estávamos procurando faria outro itinerário, e que seria melhor pegar um táxi ou caminhar, como nossa 2° opção era caminhar, fomos a pé para o hotel.
Em principio a dificuldade inicial foi caminhar com as malas até o hotel aproximadamente 1,7 km, no caminho observamos que as ruas estavam desertas.
Quando chegamos próximos do hotel vimos que ele estava fechado para obras e com tapumes em volta, fiquei um pouco desesperada.  Após algumas voltas em torno do hotel visualizei uma folha pregada em uma porta com nossos nomes e indicando o nome e endereço do hotel que fomos relocados, Hotel Novecento.

O hotel era há alguns metros,de boa qualidade, muito elegante e confortável, da mesma rede porém moderno (eu tinha escolhido um prédio antigo, tipo um castelo), o quarto tinha banheira. Depois do check in fomos conhecer a cidade.
Fonte de Netuno
A Fonte de Netuno tem uma bela estátua construída entre 1563 e 1567 pelo escultor flamengo Jean de Boulogne, conhecido na cidade como "Giambologna". A torre abaixo é uma antiga torre inclinada da idade média.
 Piazza di Porta Ravegnana -Two Towers 

Torre Degli Asinelli
Piazza di Porta Ravegnana originalmente conhecido como Porta Ravennate é o lugar onde "le due Torri", as duas torres, símbolos de Bolonha e a estátua de San Petronio, o santo padroeiro da cidade, podem ser encontrados. 

 Piazza di Porta Ravegnana -Two Towers e estátua de San Petronio
O nome deste lugar é provavelmente devido à presença, nos tempos antigos, de uma "Porta", a grande porta que fazia parte das antigas muralhas da cidade.
Via S. Vitale - Piazza di Porta Ravegnana
Piazza della Mercanzia
Caminhamos bastante na região da Piazza di Porta Ravegnana e Della Mercanzia.

Via Rizzoli - Piazza di Porta Ravegnana

Da Via Rizzole pegamos a via Zamboni em direção a Università degli studi di Bologna  gastamos aproximadamente 10 minutos pela ruela, a maioria dos Pub's estão nessa região.
Bolonha tem uma das primeiras universidades do mundo, datada de 1088, com várias faculdades, como direito, teologia, filosofia e várias ciências humanas. Está em funcionamento até hoje em seus vários antigos prédios da idade média. 

Via Zamboti  - Università degli studi di Bologna
Mural da universidade com vários avisos, anúncios e um monte de coisas....
Università degli studi di Bologna

Retornando para o hotel passamos pelo Palazzo Gotti comprado em 1780 pelo notário Pio Gotti. Foi completamente transformado por Angelo Venturoli (1791), a quem devemos a fachada, o átrio e a escadaria monumental, decorado por terracota esculturas de Bonaventura Furlani, 
Palazzo Gotti - Via Zamboti 34.
Depois passamos pelo Pallazo Re Enzo, construído entre 1244 e 1246, apenas três anos mais tarde tornou-se a residência do prisioneiro Rei da Batalha de Fossalta, onde o Palácio tem o nome: Rei Enzo da Sardenha, filho de Frederick II.
Piazza Re Enzo em frente ao Pallazo Re Enzo.
A cidade é bem pequena, pelo menos a parte histórica, com poucos monumentos, rapidamente percorremos a maioria dos locais históricos. Então partimos para algumas compras. Fomos expulsos de algumas lojas pois o comércio fecha cedo nos fins de semana, sendo que várias lojas não abrem domingo.

Não visitamos os museus que tínhamos planejado, estavam fechados.

Voltamos a o hotel para um banho e repor as energias.
Ligando para casa.
Como a noite estava muito bonita, resolvemos dar mais uma volta e telefonar para casa.

13° dia -  Acordamos bem tarde, tomamos café e saímos para dar mais uma volta na cidade. Excelente café da manha no hotel!

Começamos o dia pela Piazza Maggiore em direção a Fonte de Netuno.
Fonte de Netuno
Depois passamos pela torre Prendiparte, pelo que vimos parecia que pessoas moravam dentro da torre.

Torre Prendiparte
A praça Maggiore está localizada no centro de Bolonha ao seu redor estão: Basilica di San Petronio, Palazzo dei NOTAI, Palazzo d'Accursio, Palazzo del Podesta e Palazzo dei Bianchi.

No seculo XVI a praça era conhecida como Communis cúria ou platea Communis.

O rei da Itália, Vittorio Emanuele II, batizou a praça em 1945, pela importância do local na expulsão do exercito austríaco no ano anterior. 
Piazza Maggiore
Esse mês há um festival de cinema de rua, hoje foi um documentário, assistimos um pouco.
Piazza Maggiore

























Piazza Maggiore
Terminamos a noite em um PUB com bebida e comida. Um chopp sem filtragem, muito bom. 



Voltamos para o hotel após uns drinks de despedida. Amanhã rumo a Veneza. 

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog