domingo, 7 de agosto de 2016

Israel continuação - parte 3

Israel em 7 dias

5º dia - Depois de uma noite quentinha no aquecedor, um belo café da manhã, pernas para conhecer Jerusalém no inverno....Fomos direto ao Monte das Oliveiras. O local que supostamente foi o ultimo que Jesus ficou antes da prisão. Que frio !!! Que vento !!! de carregar.....Mas a vista da cidade murada é linda !! 

vista de Jerusalém pelo monte das Oliveiras


vista de Jerusalém pelo monte das Oliveiras- Muro de Jerusalém

Descemos para o Getsemani- Igreja da Agonia (bizantina), há um belo horto com oliveiras milenares. 

Monte das oliveiras 

Igreja da Agonia

Igreja da Agonia

Muralha de Jerusalem

Fizemos um passeio panorâmico pela cidade nova: Parlamento, Teatro, residencia do Presidente até o museu de Israel onde há uma grande maquete da cidade murada. No museu descemos para mais cultura...

Museu de Israel

Maquete de Jerusalém 
Depois do museu visitamos a local de nascimento de João Batista.
Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista


Local onde nasceu João Batista
Daí fomos ao museu do Holocausto- dedicado a historia dos Judeus durante o nazismo. Tem uma área somente sobre as crianças exterminadas no período, 1,5 milhão, é deprimente!! O museu é muito interessante, bem montado, mas com uma energia pesada.... 

Museu do Holocausto

Museu do Holocausto

Após a visita fizemos um rápido lanche e embarcamos para conhecer Belém. Nosso ônibus foi recebido com pedras por jovens palestinos, um local de muita hostilidade no momento!! O local tem 45 mil habitantes, vive praticamente do turismo e parcialmente da agropecuária, sobre domínio dos palestinos, árabes. 



Palestina

Fomos direcionados para a Igreja da Natividade, parte católica, parte armênia, parte ortodoxa. Havia um culto da Igreja ortodoxa Russa no momento de nossa visita. A igreja está em restauração. Descemos um escada e rapidamente conhecemos o suposto local de nascimento de Jesus.

caminho para a igreja do nascimento de Jesus
descida ao local do nascimento de jesus

Igreja católica






Apos a visita fizemos umas comprinhas de lembranças locais. Até porque provavelmente nunca mais volto aqui.....


6º dia - Passear pela Jerusalém murada!! Hoje é dia de SHABAT e via Crucis.
Começamos o dia cedo, vendo o ritual judeu no sábado, shabat, no muro das lamentações!! hoje, em respeito não pudemos tirar fotos. 

Entramos na cidadela de Davi, passeamos pela história. No alto da torre tem uma bela vista da cidade. 





cidadela do rei Davi

cidadela do rei Davi
Fomos para a via crucis, seguimos todos os passos, da prisão, condenação, até o gólgota. Tem que ter pernas e folego.  Hoje as pequenas ruelas do caminho estão lotadas de lojas comerciais.  

Jerusalém velha - via dolorosa

Jerusalém velha - via dolorosa



Dentro igreja santo sepulcro


pedra em que, supostamente, houve a preparação do corpo de Cristo

Igreja do Santo Sepulcro- Capela de Adão, rachadura na pedra, provavelmente aconteceu no momento da crucificação. Jerusalém

Finalizamos o passeio turístico na Igreja da Ascensão (Maria)
muralha do sec 16 Turcos - Dentro igreja da assunção e pintura de Maria

Depois de reabastecer o estomago com um falafel delicioso fomos ao tumulo do Rei Davi.
Falafel

Tumulo do Rei Davi- um local de muitos fiéis fanáticos. Tem que ter muito cuidado e respeito. Só uma rápida visita, sem fotos. 

Tumulo do Rei Davi

Tumulo do Rei Davi

Jafa gate

Após esse dia desgastante encontramos uma forcinha para finalizar o dia fazendo compras, as pashiminas são lindas !!! Passeamos pelo lado católico e árabe. Depois fomos em direção a porta de Damasco e nos direcionamos a pé para o hotel. O dia foi muito cansativo mas bem interessante. Jantar e descansar pois amanhã é dia de Mar Morto.....
damascus gate

7º dia- Bem cedo fomos para o Deserto de Mojave, conhecer as ruínas do palácio de Herodes no deserto. Um lugar deslumbrante.... Impressionante... A vista do deserto com o mar morto ao fundo parece uma pintura....as ruínas também são bem legais. Saímos do tempo frio de inverno direto para o deserto, aí todo mundo começa a tirar as roupas.....Um calor !!!!! 
Deserto de Masada 

casa de banho. 



Do palácio para o mar morto. A praia é privativa e paga. 

A sensação de entrar nas águas salgadissímas do mar morto é unica, o chão é lama, escorregadio......Depois boiar, se enlamear, ver os outros caírem na lama... ficamos restaurados. 
Mar Morto
Se vier a Israel ou redondezas não deixe de conhecer o Mar Morto!!!!
Mar Morto


8º dia - dia de ir embora !! o shuttle para o aeroporto de Tel Aviv irá nos pegar as 12:00h. Então após o café, já de malas prontas demos uma corridinha para nos despedirmos da cidade murada de Jerusalém. 




O guia que nos atendeu durante todo o percurso foi o Tony Hunter. Obrigada Tony pelas orientações e companhia nesse passeio memorável !!!





0 comentários:

Postar um comentário