sábado, 4 de julho de 2015

Curso de Mergulho 1° Etapa Piscina Rasa - Escola de Mergulho Volta Redonda

SEMDIVISAS no Mar - Escola de Mergulho Volta Redonda

Foi realizado em Volta Redonda na piscina do Recreio do Trabalhador a parte pratica do curso Open Water Diver, ministrado pelo Instrutor Ricardo Couvain auxiliado staff Lenicia e o Dive Master Marlucio.



Preparação para entrar na água.


Primeiro dia,  piscina rasa.




Iniciado a aula recordando o que foi estudado nos dias anteriores nas aulas teóricas, logo em seguida fomos para a pratica.

Nesse primeiro dia, os exercícios são voltados para a segurança do mergulhador, boa parte do tempo foi dedicada para falar sobre segurança, destacando a importância de trabalhar, no mínimo, em dupla.

Após esta introdução, começamos nos familiarizando com os equipamentos a serem utilizados e como manuseá-los. Depois da introdução, fomos para a montagem do equipamento.

Equipamento montado pelos alunos, após verificado pelo staff/instrutor na hora de entrar na piscina.

Exercícios do Primeiro dia; Piscina rasa.


1.Montagem e verificação do equipamento.

Nesta etapa, aprendemos qual a altura que o colete deve ficar preso no cilindro e a posição de fixação, a qualidade do ar que se vai utilizar (cheiro e gosto), a familiarização com os instrumentos de medição, a checagem da pressão do cilindro, quantidade de lastro a ser utilizada e se as conexões estão corretas e vedadas.

2.Colocar e Retirar  o  lastro


Colocação de lastro e verificação de equipamento






























O lastro serve para que você consiga afundar. A posição de colocação e retirada é a mesma, incline o corpo ligeiramente para frente, pegue o cinto de lastro sempre pela parte contraria da fivela, para que os pesos não caiam no seu pé, passe pela sua cintura e ainda inclinado afivele o lastro, só volte para a posição normal quando este já estiver bem fixado. 
3.Colocação do equipamento. 

Primeiro colocamos o cinto de lastro e mascara e, após, como a entrada será na borda da piscina, o mergulhador pode colocar o colete equilibrador com cilindro e as nadadeiras sentado.

4.Entrada na Piscina com equipamento. 

Na piscina rasa treinamos o rolamento lateral, onde o mergulhador já equipado senta na borda da piscina com máscara e regulador posicionados. Com a mão esquerda colocada na borda da piscina próxima a mão direita apoiando corpo nesta, faz um giro para a direita e com a mão direita empurra o corpo para longe da borda da piscina. (você pode fazer o rolamento para ambos os lados, fica de sua escolha o que for mais fácil e melhor para você).



Dentro da piscina

1.Troca regulador-snorkel / snorkel-regulador.
Troca

A troca de regulador para snorkel é utilizada para economizar o ar do cilindro enquanto você estiver na superfície.

2.Desembaçar a mascara

Primeira etapa, com a ponta dos dedos dobre um pouco a parte superior da mascara deixando entrar um pouco de água, logo em seguida vire a cabeça para baixo deixando-a na horizontal depois a movimente levemente, para que a água circule pela mascara. 

Colocando água na mascara

Circulação de água pela mascara
Segunda etapa, vire a cabeça ligeiramente para cima, coloque a palma da mão na parte superior da mascara e solte o ar pelo nariz continuamente para expulsar a água com o ar expelido, repita quantas vezes for necessário.

Desalagamento de mascara
3.Desalagamento de mascara

Para resolver este problema você utilizara a segunda etapa do exercício anterior.

Desalagamento de mascara
4.Nadar sem mascara facial.

Este exercício lhe dará segurança para nadar sem ela, em caso de perda da mascara por ruptura do elástico ou outro motivo.

5.Recuperação e desalagamento do regulador.

Em caso de perda da fonte principal, seja por um esbarrão de outro mergulhador ou outro motivo a recuperação é bem simples, tombe o corpo ligeiramente para a direita, deixe o braço direito esticado junto ao corpo depois faça um arco girando o braço para traz até o alto, com a mão esquerda pegue a fonte de ar coloque-a na boca e purgue-a antes de respirar para retirar a água que por ventura venha a entrar em sua boca. Um ponto muito importante deve ser lembrado, mantenha um sopro constante pela boca.

Recuperação e desalagamento do regulador

Recuperação e desalagamento do regulador
6.Utilização de fonte alternativa.

Seu ar esta acabando no meio do mergulho, o que fazer?

Indique para a sua dupla que seu ar esta acabando e que você quer compartilhar o ar dele, ele ficará na posição de espera indicando o local da fonte alternativa. Nade até ele, pegue a fonte de ar alternativa, não esqueça de colocar na boca na posição correta. Sua dupla vai segurar seu colete para que você tenha apoio e se sinta em segurança. Assim que você estiver com a fonte de ar alternativa na boca, indique que esta tudo OK. Ele ira confirmar com sinais se esta tudo OK e indicara para subir. então façam a subida lenta e segura junto com sua dupla.


Utilização de fonte alternativa 


Utilização de fonte alternativa


Utilização de fonte alternativa
7.Respiração com regulador em debito contínuo.

Efetuado quando o 1° estagio venha a quebrar (difícil de acontecer, desde que sua manutenção esteja em dia), este libera ar para o 2° estagio continuamente não possibilitando ao mergulhador uma respiração normal. Neste caso o mergulhador procede colocando metade do bocal na boca respirando a quantidade de ar necessária e deixando o excesso sair, fique tranquilo a água não entrara em sua boca, pois a pressão interna será maior.


Respiração com regulador em debito contínuo.


8.Flutuabilidade - Pivô de nadadeira


O exercício de pivô de nadadeira serve para auxilia-lo no modo de como deve ser sua respiração e como ela interfere no seu desempenho de flutuabilidade, se você quer afundar soltara um pouco mais de ar dos pulmões. Para subir fará o contrario, manterá um pouco mais de ar nos pulmões, isso não significa parar de respirar ou deixar de soltar o ar, a respiração deve ser sempre constante.
Lembre-se nunca prenda a respiração quando estiver utilizando o equipamento de mergulho.

9.Levitação sem movimento por 30 segundos

Mais um exercício de flutuabilidade, tendo sempre como base a respiração.


Levitação sem movimento por 30 segundos


Manter sempre a respiração constante

Nunca prenda a respiração em quanto estiver mergulhando, isso pode causar hiper-expansão pulmonar.

Para saber mais sobre mergulho entre no site da Angra Divers

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog