sexta-feira, 1 de maio de 2015

Visconde de Mauá,RJ e região

Visconde de Mauá  e Região


Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende/RJ e faz parte de uma bela região montanhosa da serra da Mantiqueira. Se encontra na divisa de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A região possui vários vilarejos, sendo os mais procurados: a vila de Visconde de Mauá, A vila de Maringá e a vila de Maromba. Há mata virgem exuberante cercada por cachoeiras, vários poções, muitos riachos e rios. As opções de hospedagem, alimentação e passeios são para todo tipo de bolso e gosto. Há campings, pousadas simples, sofisticadas, hoteis de luxo, SPA. Se o seu objetivo é descansar ou renovar as energias em um local de montanha muito bonito, está no lugar certo, pode escolher a região. 


Por ser próxima de nossa residencia (90 KM) temos vários finais de semana e feriados registrados lá, desde que a região era de estrada de terra e demorava umas 4 horas para chegar ao destino. Apesar dos protestos de muitos "locais" e para sorte dos turistas a estrada foi asfaltada (até a vila de Maringá) há uns 3 anos, reduzindo bastante o tempo de chegada ao destino, sem tirar em nada o charme bucólico local. Na minha opinião, a região ficou mais bonita, pois tirou a impressão de um local abandonado para ser um destino de muito charme e originalidade. 


Mauá Shopping 

Vou me deter a comentar as três principais vilas, pois os outros locais só conheço de passagem. 

Vindo de Resende e pegando a estrada para Penedo (outro dia faço um post sobre Penedo) seguir na rotatória em direção a Visconde de Mauá. Sobe a serra uns 27 km e encontra a 1ª vila, a vila de Visconde de Mauá, é pequena mesmo, com poucos restaurantes, algumas lojinhas e várias pousadas, sendo a maioria na mata. Este fim de semana ficamos em uma pousada na mata muito perto da vila (uns 800m). 

Meu quarto na pousada
Vista do quarto


Foi maravilhoso para o descanso, a vista era linda, a pousada muito boa, com boas instalações. Mas a vila de Mauá é bem tranquila, ou seja, sem agito noturno. 

Área de lazer da pousada.

Se você prefere um agito maior ou mais opções de cachoeiras, lojas e restaurantes, sem duvida deve subir mais um pouco até a Vila de Maringá. Acho a vila de Maringá um charme, é a minha preferida, tem muitas lojinhas, muitos restaurantes,  a Alameda Gastronômica Tia Sofia (do lado de Minas Gerais) e várias cachoeiras por perto. 


Vila de Maringá
Por alguns dias você esquece da vida corrida diária. Costuma ser procurada por famílias, casais em busca de romance e até mesmo de jovens em busca de aventura. Várias pousadas só aceitam casais, para um clima mais intimista e com pouco barulho, além dos sons de pássaros, corredeiras e natureza. Não há como resistir ao ambiente romântico. Muito bom para Lua de Mel, ou bodas também. Já passamos dois aniversários de casamento lá e foi muito gostoso. 


Banheira de Hidro, cama com aquecimento e cadeira com sistema de massagem (Pousada Infinito)


 Para quem tem animais há vários locais que aceitam pets. Já viajamos algumas vezes com nossos pequenos Yorkshires. Eles adoram a bagunça!

Pet
Com muito charme, as pousadas dispõem alguns mimos e mordomias.


Banheira de Hidro (HOTEL POUSADA VALE DAS HORTÊNSIAS)

Há também aluguel de motos, triciclos e cavalos. Além de opções de passeios para as cachoeiras mais distantes e corredeiras. A noite você pode optar por um jantar romântico ou degustar um petisco acompanhado com uma cerveja local ou pode escolher entre uma grande variedade de marcas de cervejas e vinhos importados oferecidos nos restaurantes. Como vocês podem ver a opção foi petisco e cerveja.



Para quem gosta de caminhar, do centro de Maringá ate a cachoeira de Santa Clara são aproximadamente 30 min, dessa forma você aprecia a paisagem, observando coisas que não consegue enxergar dentro de um carro. No caminho há um restaurante simples que vende um peixe na manteiga, hum....Procure saborear as delicias também em outros restaurantes.




Cachoeira de Santa Clara


Mais acima temos a vila de Maromba que fica a aproximadamente 3 km do centro de Maringá onde estão localizadas outras atrações turísticas naturais. Também há varias opções de hospedagem.





Espectadores para mais uma descida na cachoeira do escorrega




Pedra Selada

Então façam as malas, e "bora" para Visconde de Mauá. Não vão se arrepender!!! É lógico que tem que gostar de montanha.



Como chegar a alguns locais: se a opção for de carro pegue a via Dutra, vindo do Rio de Janeiro a entrada fica logo depois da Cidade de Resende, entre onde estiver escrito Penedo. Em poucos minutos você avistará uma rotatória com placas indicando Penedo à direita e Visconde de Mauá, Maringá e Maromba seguindo reto. Vindo de São Paulo a entrada de Penedo fica a poucos quilômetros após o pedágio, pegue a saída à direita e passe por baixo de um pequeno viaduto em sentido a Penedo. 

Para chegar de ônibus você pode ir pela viação São Miguel partindo de Resende ou pela viação Cidade do Aço partindo do Rio de Janeiro. De São Paulo você deve ir de ônibus até Resende e de lá seguir para Mauá ou Maringá pela viação São Miguel.





O site de Visconde de Mauá dá dicas de tudo que se pode encontrar na região.

Este mapa pertence ao blog Visconde de Mauá 360° com fotos de cachoeiras e dicas de passeio, é só escolher.


Dicas

- Antes de viajar, informe-se sobre as condições das estradas de acesso ao seu destino;

- Verifique o local mais próximo de bancos ou caixas eletrônicos do destino escolhido, isso é muito importante já que você encontrará algumas bandeiras somente em Penedo.

- Abasteça antes de chegar à região o valor do combustível naquela área chega a ser 15% mais caro.

- Informe-se sobre as distâncias e preços dos atrativos que você pretende visitar, para chegar na maioria deles você terá que percorrer estrada de chão.

- Procure fazer reservas de hospedagem antecipadamente, pois normalmente as melhores e mais baratas esgotam-se,e você pagará mais caro para ficar em uma de qualidade inferior. 

- Contrate guias apenas em agências ou receptivos confiáveis.

0 comentários:

Postar um comentário