sábado, 4 de abril de 2015

Fim de Semana em Penedo - Rio de Janeiro

Penedo

Pertence ao município de Itatiaia, localizado na região Sul Fluminense, interior do estado do Rio de Janeiro, tendo o turismo como sua verdadeira vocação. Possui uma grande rede de hotéis e restaurantes, agradando a todo tipo de turista do mais sofisticado, que vem para a região de helicóptero e será servido por um chef, ao mais simples que vem de ônibus para acampar.
Conta com um Parque Ecológico preservado de insuperável beleza natural, uma colônia finlandesa, que se mostra na arquitetura de algumas residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.
Os principais atrativos turísticos culturais são: Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa, Clube Finlândia e Casa do Papai Noel na Pequena Finlândia.
Suas tranquilas pousadas, seu clima ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento desordenado e ocupação predatória da região.

Os principais atrativos turísticos naturais são as cachoeiras: de Deus, Três Cachoeiras, Três Bacias e o Poço das Esmeraldas. Em uma pequena caminhada chega-se ao Pico do Penedinho.
Ainda há as maravilhosas delícias produzidas nas fábricas de chocolates, geleias e doces em geral. Além de pequenos shoppings com várias lojas e artesanato.
Penedo faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende.

Começando nosso fim de semana, partimos na sexta feira a tarde para Penedo e logo na entrada você recebe as boas vindas,

Entrada de Penedo
 Após a entrada você encontra a casa de pedra.

Casa de Pedra

Seguindo em frente está a famosa Casa do Chocolate, esta é a primeira a ser avistada, mas existem outras.

Casa do chocolate
Como primeira parada algumas lojas.  Eu como bom marido fui verificar um local para estacionar o carro.



Fui a procura de um restaurante, mas acabei entrando mesmo na Casa do Papai Noel.



O local estava meio parado, muito bom para dar uma volta, eu indo em direção a chocolates, petiscos e bebidas e ela procurando enfeites para casa.

Casa do Papai Noel

Entrada da Casa do Papai Noel

Pequena Colonia Finlandesa
Não deixe de experimentar os chocolates e levar alguns petiscos, são muito bons.
Em frente a entrada existem diversos restaurantes, o que normalmente eu vou, é o Aglio e Olio, meu prato predileto é o fettuccine ao paillard, ele fica no final desta rua, mas vá com tempo ele costuma demorar um pouco para servir.
Rua em frente a entrada da Casa do Papai Noel

Continuando a caminhada veja a arquitetura e a criatividade dos logistas.


De repente ela parou, olhou para a loja e depois para mim,  ficou apaixonada pela decoração da loja. Triste, não experimentamos o café, a loja estava fechada!!

Cafeteria


Para quem tem filhos um passeio de trem é uma boa pedida, ou ate mesmo para quem quer simplesmente dar um passeio por Penedo.
Trenzinho
Mas o que rolou mesmo antes de ir para o hotel foi um foundau de chocolate.




O Rio das Pedras corta todo o vale de Penedo, tendo sua nascente no Pico das Agulhas Negras, em seu caminho forma lagos e cachoeiras de tamanhos variados, as principais são: Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Três Bacias e a Cachoeira do Tangará alem destas cachoeiras temos o Poço das Esmeraldas. As  piscinas naturais formadas por estas quedas d'água  são o ponto alto no verão para os turistas, vale um mergulho nas águas claras e frias.

Apos o cafe da manha uma caminhada por uma trilha pela mata também vale a pena.




Um mergulho na cachoeira apos uma caminhada tambem cai muito bem.



Você pode escolher entre ficar  na piscina do hotel, fazer uma sauna ou ir para uma cachoeira. eu opto por começar o dia com uma caminhada até uma uma cachoeira, dar um mergulho, almoçar em algum restaurante no caminho de volta e terminar o dia entre a sauna e a piscina do hotel.

Pousada 

Com tantas opções de atividades o fim de semana passa muito rápido, a pior parte de tudo e ir embora e largar isso tudo.

Para saber mais sobre a historia de penedo entre no site http://www.itatiaia.srv.br/?item=ILcI99uo

0 comentários:

Postar um comentário