domingo, 23 de novembro de 2014

Organização de Férias Parte 1 - Lisboa e Barcelona

Faça parte deste blog você também, mande sua experiência, roteiro ou sugestão para semdivisas@gmail.com que publicaremos sua aventura.

Este roteiro foi criado para facilitar o planejamento de minha viagem, como fiz toda a pesquisa em sites oficiais e blogs, nada mais justo que compartilha-lo com  pessoas que queiram viajar para alguns destes pontos, este post fala de como foram feitos os preparativos a organização e os locais escolhidos.
Lisboa, Barcelona, Sul da França, Cinque Terre e Roma.
Como o posto estava ficando muito grande dividimos em 3 partes

Parte 1 - Lisboa e Barcelona
Parte 2 - Sul da França
Parte 3 - Cinque Terre e Roma

PARTE 1 - Lisboa e Barcelona

Palácio de Queluz, Lisboa, Castelo do Mouros e Barcelona

Organização da Viagem
Com cinco meses de antecedência começamos a organização da viagem, um pouco atrasado. Nosso primeiro roteiro era Reino Unido, começando e terminando por Londres, mas, com a instabilidade econômica do Brasil, com valor da libra maior que o euro e uma possível desvalorização de nossa moeda, isto poderia tornar nossa viagem muito cara. Passamos para a outra opção, Lisboa, Barcelona, Sul da França e Roma.
A escolha do roteiro levou algo em torno de dois meses, pois o estudo dos locais a serem visitados devem seguir uma linha. O nosso principal critério na organização foi a facilidade de translado entre os pontos a serem visitados. Normalmente escolhemos ficar perto de estações de trem e metrô.
Neste período de dois meses providenciamos a documentação básica para a viagem. A renovação do meu passaporte demorou aproximadamente dois meses e meio desde o pagamento da tarifa até a entrega do documento. Quando definimos alugar um carro tiramos a carteira de habilitação internacional, muito fácil, neste link também está indicando como fazer seguro de vida (Certificado Schengen).

No final da primeira etapa de pesquisa, os locais escolhidos para hospedam foram, Lisboa, Barcelona, Aix de Provence, Nice, Genova e Roma.

Com a definição dos locais começamos a procurar por passagens aéreas e hotéis. Como a passagem aérea foi comprada antecipadamente, o valor pago na classe econômica superior teve uma redução considerável, porem poderia ter sido ainda melhor se tivéssemos começado um mês antes nossa organização.
Nosso vôo foi Rio de Janeiro à Lisboa com conexão em Londres. Algumas considerações foram feitas para a escolha da companhia aérea para este trecho, a primeira foi o conforto, pois a viagem teria duração maior que 10 horas, a segunda foi a quantidade de malas, duas malas com 32 kg cada, na época a companhia aérea que apresentou o melhor custo beneficio foi a British Airways.

Lisboa 

A escolha do hotel foi ficar perto dos locais de visitação alinhada com a facilidade de locomoção de metro. O hotel Sana Lisboa apresentou o melhor custo beneficio na época, fizemos as contas e verificamos que o Lisboa Card seria uma boa opção, compramos o de três dias, verificamos as opções de traslado do aeroporto até o hotel e elegemos o ônibus.

Transporte publico de Lisboa ( Carris )
Mapas ( Metro ) ( Diagrama )

Pontos Principais de Visitação em Lisboa;

Parque Eduardo VII, Praça do Comercio, Arco da Rua Augusta, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Monumento ao descobrimento, Museu dos CochesIgreja do CarmoOceanário, Bonde da Gloria, Elevador de Santa Justa, Castelo de São Jorge., Bairro do Chiado.
Em Queluz, Palácio de Queluz.

Roteiro do 1° dia em Lisboa

  1. Saindo do hotel a pé em direção ao Parque Eduardo VII. 
  2. Passar pela Praça Marques de Pombal onda esta localizado a saída do metro.
  3. Continuando a pé vá pela Av. da Liberdade até Praça dos Restauradores.
  4. Vá para o Elevador da Glória e suba de bonde a ladeira.
  5. No alto da ladeira esta a Praça e Jardim de São Pedro de Alcântara.
  6. Conhecer o Bairro; Lá existem vários bares e restaurantes legais, mas caminhe em direção a Praça Luis Camões. 
  7. Pare para conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação.
  8. Na Praça Luis Camões está o consulado Brasileiro
  9. Passe pelo Largo do Chiado em direção ao Largo do Carmo.
  10. Próximo ao Largo do Carmo esta o Chafariz o Museu e o Convento do Carmo vale a pena a visita.
  11. Nesta área esta localizado o Metro do Baixa / Chiado.
  12. Agora estamos próximos do elevador de Santa Justa, a entrada do elevador esta na praça próximo ao Largo do Carmo na rua Tv. Dom pedro de Menezes ( confirmar), do alto deste elevador você poderá avistar o Castelo de São Jorge a Praça do  Rossio e etc...
  13. Desça pelo elevador, ao final você vai se depara com uma rua comercial, atras do elevador panorâmico encontrasse  a Rua do Carmo que também da acesso ao ao Largo do Carmo, Baixo Chiado e etc.., vale apena fazer o percurso a pé se houver tempo disponível, existe ali uma infinidade de lojas, lojinhas e etc.. subir pela R. Garrett também é uma boa.
  14. Visite a praça do Rossio e ande em direção a Praça da Figueira ali sai o ônibus que vai em direção ao castelo de São Jorge, o ônibus para em frente a entrada do castelo.
  15. Na volta de preferencia para voltar de bonde, o ponto do bonde fica em frente ao Miradouro Luzia vale a caminhada e a vista.
  16. De volta a Praça da Figueira retorno para o hotel de metro  na estação do Rossio.

Ver mapa maior

Roteiro do 2° dia em Lisboa

  1. Saindo do hotel a pé em direção a Praça Marques de Pombal para pegar o metro em direção a estação de metro Terreiro do Passo. 
  2. Atravessar a Praça do Comercio em direção do Arco da Rua Augusta.
  3. Pegar o bonde em frente do Arco da Rua Augusta em direção ao Mosteiro dos Jerônimos, há também um ônibus que faz este trajeto é o de numero 728
  4. Após a visita ao mosteiro seguir a pé para o Padrão do Descobrimento, suba para observar a vista do local.
  5. Depois vá para a Torre de Belém.
  6. Quando estiver caminhando para o Museu dos Coches passe por dentro dos Jardins do Império e do Alfonso de Albuquerque.
  7. Em frente ao Museu dos Coches há um ponto de ônibus
  8. Próxima visita oceanário, o ônibus  728 para próximo.
  9. Retorno para o hotel de metro, você pode escolher a estação Cabo Ruivo ou a Oriente



Mapa com a indicação do ônibus 728. 



Roteiro do 3° dia em Sintra e Queluz.

Pegar o trem na estação do Rossio ate Sintra, o tempo de viagem dura cerca de 40min. A distancia entre a estação de Sintra e o vila não é grande pode-se  ir a pé caso queira conhecer somente a vila, para conhecer um pouco mais há o ônibus (hop on hop off) que fica estacionado a direita da saída da estação. Existem vários trajetos de passeio, você deve escolher qual se encaixa ao seu tempo disponível.
 Trem Lisboa para Sintra

  1. A programação para Sintra foi visitar o Castelo dos Mouros
  2.  Palácio da Pena
  3. Palácio Nacional de Sintra
  4. Passear na vila de Sintra
  5. Voltar para a estação e pegar o trem para Lisboa, parar em Queluz  para visitar o Palácio Museu de Queluz
  6. Retornar para a estação, pegar o trem e voltar para o hotel.

Roteiro da estação até o Palácio de Queluz.



Barcelona

De Lisboa para Barcelona verificamos as possibilidades de traslado e a que melhor se adaptou as nossas necessidades foi a aérea, pensamos inicialmente no trem, mas este não se mostrou viável em função do tempo gasto entre as cidades e o custo da passagem.
O critério que utilizamos para a escolha do hotel, traslado do aeroporto e do cartão Barcelona Card foram os mesmos utilizados para a escolha em Lisboa. Ficamos hospedados no Acta Atrium Palace.
Mapa ( Metro )

Roteiro do 4° dia,  Barcelona

  1. Pegar o metro em direção ao Museu Picasso,
  2. Seguir a pé ate a Catedral de Barcelona
  3. Conhecer a Igreja de "Church of San Felipe Neri"
  4. Templo de Augusto - Temple d'August
  5. Passear pelo Bairro Gótico, no passado parte deste bairro erá conhecido como bairro Judeu
  6. Passear pela Rambla ate o Palau Güell
  7. Conhecer o  Mercado La Boqueria
  8. Retornar pela Las Rambla para jantar no Hard Rock Café
  9. Voltar para o hotel caminhando.

Roteiro do 5° dia, Barcelona

  1. Pegar o metro em direção a Igreja Gótica Sagrada Família, conhecer a igreja 
  2. Seguir a pé ate a Casa Mila e admirar algumas construções na região
  3. Visitar a Casa Batlló
  4. Depois de visitar a Casa Batlo seguir para o Montejuic
  5. Para chegar ao Montjuic, existem 3 opções, a 1° é o Teleférico saindo da praia, 2° de funicular que sai de dentro da estação de metro de Paral-Lel, depois pegar um ônibus em frente a Fundação Miró o 3° e pegar o ônibus 150 na praça de Espanha que vai direto as castelo de Montjuic.



Roteiro do 6° dia, Barcelona

  1. Pegar o metro em direção a estação Joanic, dali pegar o ônibus 116 para o Parque Guell
  2. Voltar para hotel trocar de roupa e ir para a praia "LA BARCELONETA', você pode ir de metro e descer na estação de Barceloneta ou caminhar até a praia.
  3. Resto da tarde livre para passear e visitar os locais que não conseguimos ver e que foram descritos nos dias anteriores.


De Barcelona para Aix de Provence no sul da França, verificamos as possibilidades de traslado, o trem era nossa opção, mas para este trajeto teríamos que fazer uma conexão e gastaríamos muito tempo, então, comparamos o preço da passagem aérea e o tempo gasto na viagem,  a aérea venceu, pois tinha um tempo de translado mais curto e o preço foi ligeiramente superior. A empresa aérea que mostrou o melhor custo benefício foi a Voelin, na modalidade com bagagem, a diferença entre a com e a sem bagagem era de quinze dólares, porém aparecer com uma mala a ser despachada poderia custar quatro vezes o valor da diferença entre elas.
A cidade do Sul da França que melhor se adaptou ao nosso roteiro foi Marselha, pois queríamos conhecer Cassis.
Alugamos um carro pela internet pegando no aeroporto de Marselha para entregar em Nice, a empresa que apresentou o melhor custo beneficio foi a Europcar, a escolha do Hotel nesta região foi ficar perto da estrada para facilitar a movimentação na região, e também pelo preço do estacionamento que era algo em torno de 23 euros a diária. O hotel escolhido foi o Le Bleu Pourpre.

Continua no próximo post

Organização de Férias Sul da França - Parte 2

Arquivo do blog