domingo, 12 de outubro de 2014

Gordes, Apt com Château de la Barben Sul da França Roteiro


Parque Nacional do Luberon


Gordes

Começamos o dia em direção ao Castelo de La Barben, situado a 20 Km de Aix.

Castelo de La Barben
O castelo, com vários seculos de existência, já foi propriedade de um rei (rei René) e sua casa de hóspedes já abrigou vários personalidades importantes da História. Atualmente se mantem como propriedade particular, mas alguns cômodos são abertos para visita guiada por uma "princesa", durante uma hora, com horários fixos, em inglês e francês. Há algumas atividades extras para crianças. O local também funciona como hotel. Há um zoológico, pago a parte, em outro local da propriedade. O castelo possui lindos jardins, principalmente vistos do alto.

Castelo de La Barben - Jardins
Por ser uma propriedade particular não é permitido fotografar dentro do castelo. Os aposentos visitados tem curiosidades, como a evolução do toallete, a cozinha medieval e outras peças.
Castelo de La Barben
É um passeio interessante, principalmente com crianças, porem com elas deve ser de um dia inteiro para aproveitar todas as atividades locais.
Após a visita ao Castelo seguimos viagem para Gordes. Outro lindo vilarejo no alto de um rochedo, presente desde a era Neolítica. No seculo 11 o vilarejo se desenvolveu em torno do castelo fortificado com vista para o Luberon.

Castelo
Chegando ao vilarejo estacionamos e nos dirigimos a pé para o centro de turismo , após mapa em mãos, almoçamos com vista para o centro.
castelo

Visitamos o castelo, que se encontra bastante danificado pois foi um forte, depois uma escola para meninos e atualmente funciona como um museu com algumas exposições de arte.
Castelo área interna
No momento de nossa visita havia uma exposição fotográfica belíssima.
Foto da Foto - reflexão

Conhecemos uma igreja  românica do seculo XII, essa Igreja de Gordes já foi dedicada a Nossa Senhora.
Reconstruída no século XVIII, foi então dedicada por dois séculos a seu patrono, São Firmino (Bispo de Uzes). Nela você pode ver Clastros como uma concha, um deles é dedicado a Saint-Jacques.

Igreja de Saint Firmin


Depois passeamos pelas pequenas ruelas de cima a baixo. O vento que corria pelas ruas era fortíssimo!!!!



Nos arredores de Gordes está a Abadia de Senanque, com seus lindos campos de lavanda.

Abadia de Senanque
Uma comunidade de monges cistercianos. Fundada em 1148, passou por algumas mudanças de proprietários retornando para a congregação religiosa em 1988. O monastério é atualmente habitado pelos monges porem permite-se visitas guiadas, somente em francês, por 01 hora, com vários horários diários.

Abadia de Senanque
Fizemos a visita, mesmo em francês, para conhecer o interior do local. Foi interessante!!

Abadia de Senanque - área interna e externa
Foi o melhor torrone (com mel de lavanda) que comi durante toda a viagem, e acredito o melhor de minha vida!!!
Retornando para Aix passamos por Lioux, parece uma cidade fantasma!! Imediatamente embaixo de um paredão imenso de pedra! enquanto tirávamos umas fotos apareceu um casal de senhores num prédio velhissimo, acabadissimo, que tinha uma inscrição na porta de entrada: hotel de ville (prefeitura). Ainda não sei se eram os fantasmas!!!

Lioux
Corremos para Apt.

Apt
O centro histórico já estava fechando, demos umas voltas, fomos a feirinha para umas rápidas comprinhas e lanchinhos. Que biscoitos caseiros!!!

Entrada pra centro Histórico de Apt
Dali vimos um vilarejo pendurando numa rocha. É logico que fomos para lá.


Fonte em frente das casas
O pequeno vilarejo no alto, muuuuito alto, de um rochedo se chama Saignon. Mais umas voltas, fomos a umas ruínas, com vistas maravilhosas do vale lá embaixo.



Em direção a Aix passamos por uma estradinha estreitíssima e chegamos em Loumarin, outra petit village. Fomos até o Château de Fontevert, que possui uma vinicola (vins du Luberon), mas pela hora já estava fechado, porem possui visitações interessantes durante o dia. Jantamos e nos dirigimos para o hotel em Aix. Fim de um dia belissimo mas muito cansativo. Amanhã vamos para uns dias em Nice, outra etapa dessa maravilhosa viagem.


Château de Fontevert

Dicas de Apt que não fizemos por falta de tempo!!


Apt tornou-se uma colônia romana e capital de uma das 19 colônias em "La Gaule Narbonnaise". A tradição também diz que Júlio César parou em Apt ao retornar de uma de suas campanhas na Espanha,  
Por causa das invasões que ocorreram entre o século 6 e, no ano 1000, as pessoas voltaram para as montanhas, no Luberon e Montes de Vaucluse, a fim de se defender. 
Alem dos campos de lavanda você pode também:

Museu de Arqueologia 

O museu foi construído sobre as ruínas de um antigo teatro romano, parte da herança romana da Apta Julia, juntamente com os banhos, necrópoles, edifícios públicos, fórum, templo, e fazendas.

Saint-Anne's Cathedral

A cripta inferior é parte do edifício romano é do primeiro século original usado como um local de culto. A cripta superior remonta ao século 11 e é composto de uma pequena nave (cerca de 8 metros ou 26 pés). Nas paredes estão sete alcovas contendo sarcófagos cristãos. O altar é composto de uma tabela pré-romana gravado colocado em cima de uma estela funerária romana com inscrições em três lados.

Mapa com o trajeto do dia.



Listamos os sites que nos ajudaram na organização de nossa viagem.

www.provenceweb.fr       
www.roussillon-provence.com
http://www.gordes-village.com/html/presentation2.html
www.chateaudelabarben.fr
www.senanque.fr
www.luberon-apt.fr
www.theluberon.com
www.fontvert.com
www.lourmarin.com

Arquivo do blog