segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conhecendo Barcelona em 3 dias

Barcelona em 3 dias


1º dia - Bairro Gótico- prepare-se para andar bastante. Como estávamos hospedados próximo a praça Catalunha começamos por lá nosso roteiro. Iniciamos pela Las Ramblas, fomos até o mercado La Boqueria um grande mercado de frutas, alguns doces, temperos, peixes e algumas lanchonetes.

La Boqueria
Vale a pena conhecer e experimentar!!! Apos algumas comprinhas saímos e voltamos para Las Ramblas passamos no meio de várias bancas de flores. Cada arranjo mais lindo que o outro. Poucos metros a frente há a rua Nou de La Rambla onde se encontra o Palau Güell reformado por Gaudi.

Palau Güell
Retornamos a Las Ramblas e seguimos em direção a praça Real, um antigo convento capuchinho transformado em praça, cercado de belos prédios.

Praça Real

Saiamos pela rua Ferran e fomos até a praça Saint Jeime. Lá está a Prefeitura.

saída para a rua Ferran
Depois seguimos em direção a Catedral de Barcelona.

Catedral de Barcelona
Há um grande órgão em seu interior e também um jardim.

Órgão da Catedral de Barcelona
Após sair da Catedral dedique um tempo ao redor da mesma. Em seu lado esquerdo há um pedaço da antiga muralha romana, caminhando nessa região você verá o antigo bairro judeu, com uma sinagoga da época. O bairro judeu foi construído em cima da antiga cidade romana. Nessa região há também a igreja de San Felipe com uma pequena fonte em frente.

Igreja de San Felipe
Nas paredes da Igreja há marcas de bombas da Guerra Espanhola. Você pode passar por uma pequena ruela antiga e retornar em direção a catedral. Atrás da catedral de Barcelona há uma ruela chamada Paradis fomos até o edifício dos excursionistas de Barcelona,


Dentro há três das antigas colunas romanas do templo de Augusto (confirme o horário em que a porta do prédio fica aberta-  acho que de 10 as 16 horas). Duas colunas são originais e uma foi reconstruida.

colunas romanas
Retornamos e fomos à direita. Vimos o antigo palácio dos condes de Barcelona e depois de alguns Reis, datado de torno de 1500. Após retornamos a Las Ramblas e fomos até o  final ver o monumento a Cristóvão Colombo. Se quiser ande pelo calçadão do Port Vell. Em resumo perca-se no bairro gótico que é muito interessante.


Monumento a Cristovão Colombo
2º dia - Hoje dedicamos o dia a arquitetura. Após o café da manhã fomos de metro até a Basílica La  Sagrada Família.

Porta de Entrada da Basílica La Sagrada Família e detalhes.

Já havíamos comprado o ingresso pela internet. Marcamos um horário cedo para aproveitarmos bem o dia. Foi bom porque ainda havia pouca gente circulando. A Basilica é uma obra inciada em 1882, idealizada pelo famosa arquiteto Antonio Gaudi, que ainda está em construção!!! Por isso há várias influencias arquitetônicas, mas como não é minha área não vou emitir comentários.


Basílica La Sagrada Família
Subimos de elevador em umas das torres da Basílica. Há belas vistas de Barcelona, mas se for visitar outros locais com vistas pode economizar uns euros se não subir. Após 1:30h conhecendo a Catedral e várias fotos, inclusive de seu exterior, resolver continuar a conhecer a cidade. Resolvemos seguir a pé até a casa Milá ou  "La Pedrera" (outra obra de Gaudi) para apreciar a cidade. Pegamos a rua a esquerda (esqueci de anotar o nome!), para quem é fã do time de futebol Barcelona há uma loja oficial logo no inicio desse trajeto.
Maquete

Terraço

Conhecemos o apartamento modelo, com disposição circular. Um belo apartamento do inicio do seculo XX, mobiliado com moveis da época. Subimos até a cobertura, com suas torres de chaminés e ventilação cheias de estilo, conhecemos o patio. Quem gosta de arquitetura vai adorar.
Hora do almoço, paramos para uma rápida refeição e seguimos para a Casa Batlló, na Passeig de Gracia,


outra referencia em arquitetura, também de Gaudi. Havia uma fila para comprar ingresso. Visitamos o apartamento, esse é sem móveis, mas use a criatividade e olhe com atenção para o teto, piso, lareira, portas e janelas. Visite também a cobertura.


Teto Casa Batlo

Terraço Casa Batlo
Ao lado da casa Batlló está a Casa Amatler reformada por Puig i Cadafalch em 1900 e mais adiante a Casa Lleo i Morera reformada por Domenech i Muntaner em 1906, onde apenas tiramos fotos.
Devido ao horário de Verão  e como ainda eram 16 horas resolvemos pegar o metro e ir ao Museu Picasso, um belo prédio instalado em 5 palácios de estilo gótico catalão, dos seculos XIII e XIV. Interessante ver as varias fases de Picasso.

Museu Picasso saída

Após o tour ao museu, hora de Jantar. Fomos a um pequeno restaurante com show de Flamenco. Relaxar e fazer uma bela refeição após esse maravilhoso mas cansativo dia.

3º dia - Acordamos cedo apos o café da manhã pegamos o metro e descemos na estação Joanic. Na rua ao lado pegamos o pequeno ônibus 116 circular em direção ao parque Guell.


O ônibus para em frente ao parque.

Murro Parque Guell

Já havíamos comprado o ingresso antecipado pela internet, como chegamos 30 min antes tivemos que esperar para entrar no parque. Mas não teve problema pois passeamos na área aberta do parque com belos jardins e vistas.

Parque Guell área externa

Havia algumas pessoas que corriam e faziam exercícios no local. Passamos em frente ao museu casa Gaudi, mas não entramos para não perder o nosso horário de entrada no parque.


Museu Casa Gaudi
Caminhamos mais um pouco e após entramos no parque pela entrada superior. Conhecemos a parte de cima e fomos descendo até a sala Hipostila, jardins de Áustria e casa do guarda, alem é claro de varias fotos com os animais de cerâmica. É bonito, mas á parte fechada (paga) não é grande. Deve ser esse o motivo do ingresso ser por horário, pelo limite do número de pessoas.

Dracon-lagarto, um dos símbolo de Barcelona
No retorno ao hotel pegamos o ônibus na entrada do parque ate a estação de metro Lesseps.



Como ainda era de manhã e estava um belo dia de verão passamos pelo hotel e colocamos roupa de banho para uma ida a praia de Barceloneta. A praia tem areia um pouco escura e o mar bate bem, água gelada,  mas estava cheia, com algumas mulheres fazendo topless.


Praia de Saint Miquel - Barcelona

Como queríamos conhecer a montanha de Montjuic as 15 horas resolvemos abandonar a praia.  Para chegar ao parque há logo ao lado da praia um teleférico, que tem o ponto final o alto da montanha de Montijuic.

teleférico
A vista deve ser bonita, ele passa sobre o mar. Como eu tenho "um pouco" de medo de altura optamos por caminhar até Port Vell e pegamos o funicular para a montanha, passamos ao lado da antiga muralha.




Mas essa opção foi longa e um pouco cansativa devido ao calor. Aconselho que as melhores opções são pegar o teleférico ou o ônibus nº150  na praça de Espanha e descer no topo da montanha.
Bus - Praça de Espanha até Montjuic
Como fomos de funicular e ele para no meio da montanha, fomos a Fundação Miró. Após subimos a pé até o Castelo de Montijuic, no alto da montanha! Demos umas voltas no castelo e em volta dele. Que vistas, é muito alto!!

Jardim em frente ao Castelo

Descemos de ônibus (nº150) e passamos pelo estádio olímpico e logo apos o Museu Nacional de arte da Catalunha (já estava fechado). Nos dirigimos para a fonte mágica, para ver o show de luzes. Vimos o show de dia e de noite. Muito bonito e vale muitiiisssimo a pena !!

Show na fonte mágica.

Show na Fonte Mágica

Descemos em direção a praça de Espanha para pegar o metro para o hotel. Nos deparamos com o Barcelona Harley Days, encontro anual de motoqueiros da Harley Davisson, que este ano foi em Barcelona, com varias barracas  de comidas, roupas e lembranças, estava lotado, afinal era 6ª feira a noite.

Encontro anual de motoqueiros da Harley Davisson
Resolvemos curtir um pouco o evento. Após, metro para o hotel pois amanha cedo iriamos pegar o voo para o próximo destino: sul da França.

Barcelona é uma cidade muito bonita, contagiante. Tem de tudo um pouco: história, desde o império romano, idade média, arquitetura para diferentes gostos, muitos museus, baladas, praias, parques naturais e ainda tem um grande oceanário, que por falta de tempo não pudemos conhecer. Vamos ter que voltar.....