quarta-feira, 28 de maio de 2014

Trens na Itália



















Aqui vão algumas dicas de como comprar passagens, pesquisar por horários, companias e o que fazer para poder pegar corretamente seu trem.

1 - A primeira dica é sempre pesquisar preços e passagens pelo próprio site do grupo, Trenitalia ou Italo treno pois se procurarmos diretamente pelo Google a opção que normalmente aparece cobra uma taxa extra por cada passagem adquirida.
2 - Quando for pesquisar por passagens é sempre bom saber o nome da cidade em italiano, aqui vão alguns exemplos em português e italiano respectivamente;
  • Roma - Roma  
  • Florença - Firenze
  • Assis - Assisi
  • Pisa - Pisa
  • Veneza - Venezia
  • Nápoles - Napoli
3 - As passagens em ambos os sites podem ser compradas com no máximo 4 meses de antecedência. Quanto mais distante for a data, mais os preços vão diminuindo, o que aumenta a possibilidade de comprar passagens de primeira classe com preços equivalentes à de uma classe inferior, confira abaixo uma simulação feita através do site Trenitália:
  •  Valor das passagens em datas próximas





  •  Valor das passagens com 4 meses de antecedência

Reparem que existem dois tipos de trem, Frecce ou ESAV (Frecciabianca) e Intercity ou IC, a diferença entre ambos estarão disponíveis no próximo Post.

4 - Caso uma de suas escolhas seja visitar a região do Sul da Itália, próximo ao vulcão Vesúvio, terá que optar pela compania E.A.V., a qual não vende passagens antecipadas porém há a possibilidade de consultar os horários de trem, os trens não são tão novos e costumam atrasar um pouco, porém é a única compania que circula na região do vulcão Vesúvio. Você pode acessar através do link www.eavcampania.it
Máquina para validação de bilhetes de trem
5 - Após a compra do seu bilhete, é de suma importância validar seu ticket antes de embarcar, caso isso não seja feito um fiscal poderá multá-lo, dependendo do trem, em até 200€.
6 - Fique atento ao painel! O destino que aparecerá é o destino final do trem e não o da cidade a qual você irá descer.