quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Alagoas - 7 dias conhecendo as praias ao norte e ao sul de Maceió - parte 4


Pontal do Peba

Como na maioria das praias de Alagoas, no pontal do Peba não seria diferente, as rochas que na maré baixa afloram formam um quebra onda com algumas piscinas naturais, mas é somente isso não, existe ali uma barreira imensa, como na praia de Barra de São Miguel e Gunga, mas para admirar esta beleza deve se chegar cedo. 

Pontal do Peba.- Alagoas
Depois da placa percorre-se um pequeno trecho e quando você pensa que chegou ainda falta um pouco, chegando neste barco a unica certeza, é que se está no caminho certo.
Pontal do Peba.- Alagoas
Deste ponto se avista o pontal e alguns barcos parados, ali há uma formação de rochas formando um quebra ondas e algumas piscinas.
Pontal do Peba.- Alagoas
A estrutura é boa considerando as disponíveis na maioria das praias percorridas, mas não crie expectativa, vá somente com a ideia de ver um lindo local.
Antes de ir, verifique a maré e chegue na praia no horário certo e imprescindível.
Pontal do Peba.- Alagoas
Quando cheguei no pontal desisti de continuar até a Foz do Rio São Francisco, pois seriam mais 20km algo em torno de 30min a mais e eu queria continuar a conhecer outras praias no retorno para Maceió, e o percurso até ali já havia consumido 03:30h. 

Todas as distancias mencionadas no mapa tem como referencia o hotel em que eu estava hospedado.

Feliz Deserto -                             120Km -
Coruripe -                                     89Km -
Praia Lagoa do Pau -                      80Km - 
Praia de Jequiá -                            66Km -                 



Feliz Deserto

A praia de Feliz Deserto está próxima do pontal do Peba, são só 8km.
Feliz Deserto.- Alagoas


Deste ponto se vê o pontal do Peba, nesta praia não há barreira de coral.

Feliz Deserto.- Alagoas
Rumo a Maceió.


No caminho de volta, para a viagem não ficar monótona, conheci mais praias, contemplando as belezas da região.


Praia de Coruripe
Quando sai da estrada principal a caminho da praia passei por uma pequena vila. porem ao chegar na praia observei que o local estava quase deserto, mesmo tendo neste local uma pequena comunidade, na praia vi alguns quiosques, mas todos os estabelecimentos comerciais estavam fechados, pensei naquela hora que em algum momento aquela estrutura deveria funcionar.
Coruripe
Fiz uma pequena pausa para algumas fotos, lá no fundo está o farol do pontal do Coruripe, e pela pesquisa que fiz nas proximidades do pontal a estrutura é um pouco melhor.
Coruripe
Neste local não há barreira de coral, a pequena que existe fica próxima ao farol, mas como já se passavam de 12h e a maré estava alta, a barreira deveria estar coberta.
Coruripe

Coruripe
Quando estava indo embora encontrei um morador e perguntei sobre os quiosques que estavam todos fechados. A resposta foi que a maioria abre nos sábados, domingos, feriados e todos os dias no verão.
Coruripe
Lagoa do Pau.
A praia da lagoa do Pau não tem barreira de coral e estava totalmente deserta, tirei algumas fotos e fui embora, não demorei 5min. 
Lagoa do Pau - Alagoas

Lagoa do Pau - Alagoas

Lagoa do Pau - Alagoas

Lagoa do Pau - Alagoas

Praia de Jequiá.
Entrei na estrada de terra em direção a praia de Jequiá, no caminho achei que havia passado direto da entrada para a praia, mas continuei, quando cheguei na praia fiquei um pouco decepcionado, não era o local que eu imaginei conhecer.

A noite quando estava no hotel verifiquei na internet e vi no mapa que o lugar que conheci estava designado como barraca do Fernando e ficava um pouco mais distante do local de onde eu queria conhecer, as falésias, a estrada que leva a praia de Jequiá é particular, visualizando o caminho na mente e comparando com o mapa imaginei ser o local que tinha um portão trancado, onde dei uma parada pensando estar perdido.

A distancia de onde eu estava ate as falésias caminhando pela praia é de aproximadamente 1,5Km.

Praia de Jequiá - Alagoas
Esta praia não tem barreira de coral mas é muito bonita.
Praia de Jequiá - Alagoas

Praia de Jequiá - Alagoas

Praia de Jequiá - Alagoas

Praia de Jequiá - Alagoas
Desta praia meu objetivo agora era ir direto e chegar perto da praia do Gunga para ver as falésias.
Praia do Gunga - Alagoas

Não existe um caminho divulgado para se chegar de carro nas falésias. Para chegar lá você pode ir a pé pela praia,são aproximadamente 6km, ou você aluga um quadriciclo no valor é de R$100,00 pelo passeio com guia e banho na lagoa, dura cerca de 1h.

Praia do Gunga - Alagoas

Continua na parte 5.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog