domingo, 29 de maio de 2016

Conhecendo a Itália de Trem - Parte 1 – Napole, Capri, Sorento e Pompeia.

Este post descreve como foram feitos os preparativos, a organização, a escolha dos locais de visitação e o transporte utilizado entre eles.

Para esta viagem os locais escolhidos foram: Napoles, Capri, Sorrento, Pompeia, Roma, Florença, Pisa, Lucca, Bologna, Verona, Veneza, Murano e Milão.
Dividimos a organização da viagem em 6 partes para você escolher a que melhor lhe convier.

Parte 1 – Napoles, Capri, Sorrento e Pompeia.

Parte 2 – Roma.
Parte 3 – Florença.
Parte 4 – Pisa, Lucca e Bologna.
Parte 5 – Veneza e Murano.

Parte 6 – Verona e Milão.




Organização da Viagem.

Com oito meses de antecedência começamos a organização da viagem.
A escolha do roteiro levou algo em torno de três meses, pois o estudo dos locais a serem visitados devem seguir uma linha. O nosso principal critério na organização foi à facilidade de traslado entre os pontos a serem visitados. Normalmente escolhemos ficar perto de estações de trem e metrô.
No final da primeira etapa de pesquisa, os locais escolhidos para hospedagem foram: Napoles, Capri, Roma, Florença, Bologna, Verona, Veneza, Milão.

Com a definição dos locais começamos a procurar por passagens aéreas e hotéis. Como a passagem aérea foi comprada antecipadamente, conseguimos um bom desconto.
Nosso voo de ida foi Rio de Janeiro à Nápoles com conexão em Paris. O voo de volta foi de Milão para o Rio de Janeiro também com conexão em Paris. Algumas considerações foram feitas para a escolha da companhia aérea: a primeira foi o conforto, pois a viagem teria duração maior que 10 horas; a segunda foi à quantidade de malas, duas malas com 32 kg cada. Na época a companhia aérea que apresentou o melhor custo beneficio foi a Air France. Com a passagem área na mão retiramos o (Certificado Schengen) gratuito pelo cartão de credito.

Primeira parada - Nápoles.

Pizzaria Michele - Basílica de San Francesco di Paola - Pizzaria ao lado Castelo dell Ovo

Para a escolha do hotel verificamos qual seria a distância dos locais de visitação alinhada com a facilidade de locomoção, principalmente do trem. O hotel Ramada Naples apresentou o melhor custo beneficio na época. Verificamos as opções de traslado do aeroporto até o hotel e elegemos o ônibus.

Ônibus que faz o traslado do aeroporto para o centro é da empresa ALIBUS e sai a cada 20min, paradas Piazza Garibaldi e Piazza Município, o ponto de ônibus fica em frente à saída do aeroporto.

O hotel escolhido fica próximo a Praça Garibaldi, ao lado da estação de trem.

Vamos ao Day by Day.


1º dia - Rio de Janeiro Nápoles

Vôo Rio de Janeiro para Nápoles com escala em Paris chegada prevista as 12:00h do segundo dia.

2º dia - Chegada em Nápoles.

Pegar o ônibus n° 14 para o centro, empresa ALIBUS, parar na Piazza Garibaldi e caminhar até o hotel cerca de 350m ( 5 minutos). Há um ticket único para o ônibus o "GiraNapoli".

Previsão chegada no hotel as 14:00h, fazer o check in e dar uma volta.
  1. Pontos Turísticos escolhidos para visitação.
  2. Comer uma pizza na L'Antica Pizzeria da Michele, do filme Comer, Rezar e Amar.
  3. Castelo dell'Ovo.
  4. Duomo.
  5. Centro Histórico.
Mapa com mais pontos turísticos, 2° opção dando tempo.
  1. Museo Cappella Sansevero.
  2. Saint Chiara Cloister.
  3. Chiesa della Pietà dei Turchini.
  4. Castelo Nuovo.
  5. Parrocchia a Santa Lucia a Mare.
  6. Museo del Corallo Ascione.



Sistema de transporte de Nápoles - ANM
Este site utiliza o mapa do google para mostrar os meios de transporte.
Passando o mouse por sobre o ícone do ônibus se vê as linhas que passam naquele local, depois é só verificar na lista da ANM, ela demonstra o itinerário a linha é definida através de números.

3º dia - Capri.

Porto de Capri e Funiculare
Como iríamos voltar para Nápoles escolhemos ficar no mesmo hotel, pois tínhamos a possibilidade de deixar as malas guardadas sem custo. Nosso objetivo é ir a Capri com pouca bagagem. levar somente uma mochila com roupas leves.
O hotel em Capri foi escolhido simplesmente pela beleza e comodidade, Weber Ambassador

Traslado do hotel Ramada para o porto, caminhar até a via Americo Vespucio aproximadamente 600m, escolhemos esta via pela quantidade de ônibus que passam por ela em direção ao porto. 
Ônibus (Linha 1 Via Stadera - Via Colombo ou linha 151 Piazza Garibaldi (MN1/FFSS) - Piazzale Tecchio (MN2) em direção ao Calata Porta di Massa / Molo Beverello.
Seu ponto de referencia de parada será o Castelo Nuovo, a marina fica na direção do Castelo.

Chegando no  Molo Beverello em Nápoles vá em direção a cabine para comprar a passagem de barco para Capri, nossa opção foi comprar na hora, mas este é o site para verificar horários e preços - http://www.capri.com/pt/horario-balsas.
A viagem de Napoles a Capri dura aproximadamente 1hora.

Chegando em Carpi nosso primeiro passeio é andar no Funicular que fica próximo as docas, mas se você deseja ir para seu hotel de outra forma, existem ônibus e táxis a sua escolha - Como se locomover em Capri.


Pontos de visitação em:

Capri.

  1. Perfumaria Carthusia.
  2. Tiberiòs Leap.
  3. Villa Iovis.
  4. Villa Jovis.
  5. Piazzetta.
  6. Escursione All'Arco Naturale.
Praia, Centro de Capri - Igreja de Capri -  Jardim de Algusto - Perfumaria Carthusia

Anacapri.

  1. Villa San Michele
  2. Villa Romana di Damecuta
  3. Grotta Azzurra





Alem de visitar os pontos citados um banho nas águas cristalinas é bem merecido.


4 dia - Capri - Sorrento e Pompeia.

Acordar cedo para aproveitar um pouco a praia antes de ir embora, depois pegar o ônibus que passa em frente ao hotel  para o P.T.C. Porto Turistico de Capri, deste porto a ate o porto de Sorrento  (MOLO 1 - Piazza Marinai d'Italia ) são aproximadamente 00:30 horas, outra site para aquisição de passagem é o SNAV, este é o site oficial da empresa de transporte marítimo.
A distancia do Porto de Sorrento até o centro é pequena, mas é uma ladeira.
Tudo que você precisa esta nesta região.




Contratar um passeio City Tour por Sorrento. Existem duas opções o city-sightseeing hop-on hop-off e o ônibus com guia, almoçar e depois caminhar para o estação, próximo destino Pompeia.

Para verificar os horários dos trens acesse o site da Circumvesuviana.
Existe um bilhete ( biglietto giornaliero U3), que custa €4,60 e dá direito a ir e voltar de Pompéia e ainda usar o transporte coletivo em Nápoles até o fim do dia.
Como nosso trajeto é de Sorrento para Pompei (Estação Di Pompei Scavi Villa dei Misteri) o bilhete a ser comprado é somente o de ida. O percurso de Sorrento a Pompeia dura aproximadamente 30min.


Vesúvio Pompéia - relíquias apos a erupção do vulcão.

A estação de Pompeia é praticamente dentro do sitio arqueológico,  a dica é ir na parte da manha, porque faz muito calor no local, óculos escuros, chapéu ou qualquer objeto para fugir do calor é bem vindo, mas pela nossa programação teríamos que enfrentar o calor.

Depois da visita a Pompeia retornar para o hotel em Nápoles para tomar um banho e uma rápida visita a cidade para a despedida.

Para ver a historia do local o site pesquisado foi o http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/italia/Napoles/


0 comentários:

Postar um comentário