sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Pontos Turísticos de Manaus

Conheça Manaus.

Manaus uma cidade no meio da Floresta Amazônica cercada por uma exuberante mata e ilhada por imensos rios.
De um lado o Rio Solimões com sua cor meio avermelhada e, do outro o Rio Negro, sem falar muito seu nome já diz tudo. O encontro dessas águas pode ser visto do Mirante da Embratel. O local merece  uma parada por alguns minutos para contemplar sua excepcional natureza. Caso você queira ver mais de perto o encontro dos rios, há passeios de barco, que te levam para esse encontro. Alem disso você terá a oportunidade de conhecer também um pouco da flora e fauna local. Poderá ter ainda contato com cobras, preguiças, jacarés, tirar fotos de vitorias regias e percorrer um mangue.
Manaus tem também outros encantos que devem ser visitados: o Teatro Amazonas, o Palacete Provincial, o Mercado Municipal entre outros pontos turísticos.
Deixarei para o próximo post a festa do Boi, inesquecível! Eu não fui a Parintins, mas vi o ensaio no Bumbódromo de Manaus (em uma viagem anterior) com toda aquela energia do Vermelho, Boi Garantido, e do Azul, Boi Caprichoso, do festival folclórico com a disputa entre os "Bois " (similar as escolas de sambas do carnaval carioca), fantástico !!

Começamos nossa visita pelo:


O Largo de São Sebastião está localizado no entorno do Teatro Amazonas, sendo rodeado por diversos prédios históricos, entre eles estão o Palácio da Justiça e a Igreja de São Sebastião. No centro do largo encontra-se o Monumento de Aberturas dos Portos, uma homenagem datada do final do seculo 19.


http://semdivisas.blogspot.com.br/
Largo São Sebastião

Construída em mármore, possui no topo uma figura feminina que representa a Amazônia sendo cortejada por Hermes deus grego do comercio.
O calçamento da praça tem desenhos de ondas em preto e branco feito com pedras portuguesas, é a menção que se faz a união dos rios Negro e Solimões.
Curiosidade:alguns dizem que a calçada de Copacabana foi inspirada no Largo de São Sebastião.



O teatro, inaugurado em 1896, é a maior expressão da riqueza da borracha. Com uma arquitetura única, a cúpula veio de Paris, composta por 36 mil escamas, com as cores da bandeira Brasileira. As telhas vitrificadas são oriundas da Alsácia, na França



http://semdivisas.blogspot.com.br/
Teatro Amazonas área externa


 http://semdivisas.blogspot.com.br/
Teatro Amazonas - Área Interna- figura 1-  No teto, uma homenagem a Paris. A pintura oferece uma perspectiva de quem olha a Torre Eiffel de baixo para cima.
Na figura 2 estão os camarotes. 
figura 3- A entrada principal.
figura 4- as colunas do salão principal 
figura 5-pintura no teto feita pelo artista italiano Domenico de Angelis, esta pintura representa a Glorificação das Belas Artes no Amazonas

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Visitas de segunda a sábado, das 9h às 17h.



Obra centenária de estilo renascentista, a edificação é protegida por um muro espesso com balaustrada. Seu estilo foi inspirado na arquitetura do 2° Império Frances e do neoclassicismo inglês, demonstrando a riqueza do período áureo da economia da borracha. Foi concluída no início do Século XX para abrigar o Poder Judiciário, sua inauguração foi em 21 de abril de 1900 no governo do Coronel José Cardoso Ramalho Júnior, tendo como presidente do Tribunal, o Desembargador Cézar do Rego Monteiro. O prédio é um dos principais exemplares da arquitetura clássica. Foi tombado como patrimônio histórico estadual em 1980 e, ao longo dos anos passou por várias obras de conservação e restauração, especialmente a realizada em 2001/02, sendo inaugurado como Centro Cultural Palácio da Justiça em junho de 2006, portanto merecendo cuidados específicos e atenção especial por partes daqueles que o utilizam.


http://semdivisas.blogspot.com.br/
Palácio da Justiça 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
terça a sexta-feira das 13h às 17h e aos domingos de 17h às 21h.





O Palacete Provincial é uma das mais antigas construções de Manaus. A primeira notícia que se tem do prédio data de 1867. Foi ocupado por diferentes órgãos estando hoje como abrigo da Pinacoteca do Estado, Museu de Imagem e do Som, de Numismática, de Arqueologia e de Tiradentes.
Tem na Numismática o seu maior acervo, este conta a historia da evolução dos povos ao longo dos séculos, vale muito a pena a visita e escutar a explicação dos guias.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Palacete Provincial

O museu de numismática foi o que me chamou mais a atenção. A historia por trás das moedas e medalhas é fascinante, pena que não pode tirar fotos e não há souvenirs à venda. Não há um folheto ou catalogo das peças que se possa manusear, nem das principais, em exposição, mas mesmo assim fiquei satisfeito com o conhecimento da guia que fez a apresentação do acervo.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Museu de Numismática - Palacete Provincial

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça e Quarta, das 09h às 17h.
Quinta, Sexta e Sábado, das 09h às 19h.
Domingo, das 16h às 20h.

Em frente ao Palacete está a praça da policia, muito bonita.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Praça da Policia





Construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo Art Noveau, com 5 mil metros quadrados, foi oficialmente inaugurado em 1882. No mercado há produtos artesanais, como esculturas, pinturas, cestas feitas pelos indígenas, além das famosas garrafadas, entre outras coisas, que contam um pouco da historia da Amazônia.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Mercado Adolpho Lisboa Manaus


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 6h às 18h
Sábado, das 6h às 17h
Domingo, das 6h às 12h


Mapa Roteiro do percurso.






Inaugurado em 2007, O complexo reúne em um só espaço, informação, educação, entretenimento e pesquisa sobre as populações da Amazônia Ocidental, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento das populações do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além de contar com um espaço de pesquisa, educação e entretenimento totalmente dedicado à Amazônia e seus habitantes.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Em alguns meses do ano a arena é utilizada para espetáculos regionais.


http://semdivisas.blogspot.com.br/
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA)- Estes são alguns dos itens que estão a mostra na área externa do CCPA, vale a pena conhecer um pouco da vida e dos costumes das pessoas que ali habitavam.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h



Arquitetura inspirada na floresta amazônica que rodeia a cidade de Manaus. A Arena da Amazônia tem capacidade para 44,5 mil torcedores e conta com camarotes, elevadores, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e restaurante.
Localizada na principal avenida da cidade ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A área está próxima de hotéis, hospitais, bancos, shopping centers, supermercados e restaurantes, a uma distância de aproximadamente 6 km do centro histórico da cidade e da orla do Rio Negro.


http://semdivisas.blogspot.com.br/
Arena da Amazônia




http://semdivisas.blogspot.com.br/
Arena da Amazônia em jogo da copa

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda à Sexta, no horário comercial das 8hr às 17hr e ainda não está sendo cobrado nenhuma taxa



Encontro das Águas 

O encontro das águas entre os rios Solimões, de águas avermelhadas, e o Negro, de águas escuras, chama a atenção e com isso atraem turistas do mundo inteiro. As águas percorrem aproximadamente seis quilômetros sem se misturar, criando um fenômeno de rara beleza. Isso se dá pela diferença de temperatura e densidade das águas, sendo o rio Negro mais quente, em torno de seis graus, que o Solimões.

A saída do passeio é no Porto da Ceasa. Nosso condutor foi o Frank da cooperativa de turismo SoliNegro. Este passeio tem duração media três horas, se a época for de cheia você pode passar por alguns igarapés.
http://semdivisas.blogspot.com.br/
Porto da Ceasa

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Frank, barqueiro que faz  passeios do encontro das águas.


O barqueiro faz uma parada alguns metros antes do encontro das águas e pede para você sentir a temperatura de um dos rios e depois do outro assim você pode constatar a diferença de temperatura, sendo o Negro mais quente que Solimões. No caminho, se você der sorte, pode encontrar com alguns botos. Eu vi uns botos rapidamente, não houve tempo para tirar fotos. 

http://semdivisas.blogspot.com.br/
encontro das águas

Seguindo um pouco pelo rio Negro foi realizada uma nova parada, agora para alimentar o pirarucu e sentir sua força. Valeu a pena!


http://semdivisas.blogspot.com.br/
alimentando o do pirarucu

Continuando o passeio vimos alguns animais da região. O que mais me chamou a atenção foi a preguiça, mas há também jacarés e cobras.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Cobras, preguiça e Jacaré
Se você tiver coragem poderá tirar fotos com uma cobra enrolada no pescoço.


http://semdivisas.blogspot.com.br/


Seguindo de barco, um pouco adiante há o Parque Ecológico Janauari. Aqui o passeio é realizado a pé. O local tem restaurante com comidas tipicas e muito artesanato, mas antes de parar sugiro seguir um pouco mais e visitar essa área na volta.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Parque Ecológico Janauari

O caminho entre a Janauarilandia até o local onde estão as Vitorias-Regias, é de madeira e está a mais de três metros do solo porque na época de cheia o local fica alagado.


http://semdivisas.blogspot.com.br/
caminha até a vitoria regia

A árvore samaúma é um ícone da floresta. A foto que esta no lado direita mostra a época em que a área estava alagada e a do lado esquerdo na época da seca. A diferença no nível da água pode chegar fácil, fácil a três metros.




Chegando no mirante você poderá apreciar a flor da Amazônia, Vitoria-Regia, escondendo um pequemo jacaré.

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Vitoria- Regia



No fim do dia nos direcionamos, por nossa conta, para o mirante da Embratel para vislumbrar mais uma vez o encontro das águas. Uma tristeza ver que o local está abandonado depois que foi tombado. O mato está alto, tomando o local.
http://semdivisas.blogspot.com.br/
Mirante da Embratel


http://semdivisas.blogspot.com.br/
Encontro das Águas visto do mirante

http://semdivisas.blogspot.com.br/
Marco Testemunho
Conheça este local antes que desapareça.






O aeroporto é a principal porta de entrada do turista, por isso indicarei três opções de se locomover para a cidade.

1- Táxi
Indo do aeroporto ate a cidade o valor normalmente pago é de R$80,00

2- Ônibus especial
Este sai do aeroporto e passa nos principais hotéis da cidade custa custa R$20,00 por pessoa.


3- Ônibus de Linha

Quem faz este percurso de saída do aeroporto são as linhas de n° 306 e 59, fique atento ao ponto final, pois os ônibus vão em direções diferentes. O link descreve o percurso de cada linha, o custa da passagem é de R$2,75.por pessoa.


Sites

Portal de Cultura

Guia Manaus

Porto de Manaus


0 comentários:

Postar um comentário