quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aix de Provence Sul da França

Um dia em Aix en Provence

Nós escolhemos Aix como cidade base durante esses 6 dias para evitar trocar de hotel o tempo todo, pois eu acho muito desgastante. Alem disso Aix fica próxima a todas as localidades escolhidas por nós. Como estávamos de carro preferimos um hotel em um polo industrial pela  facilidade de acesso as estradas.
Fonte da Rotunda
Hoje é dia de conhecermos o centro histórico de nossa cidade-base: Aix en Provence.

Estacionamos o carro em um estacionamento privativo no centro. Um pouco caro, mas não tínhamos que nos preocupar com parquímetro. 

Dali a duas quadras estava o centro de informações em frente a place du Général de Gaulle. A funcionária nos perguntou em quantos dias iriamos conhecer a cidade e traçou um roteiro minimo para um dia, que foi o definido por nos. Por ser 2ª feira não pudemos conhecer nenhum museu. O escritório de turismo ainda organiza visitas guiadas (basta ver a programação em www.aixenprovencetourism.com.

Fonte da Rotunda
Vamos ao nosso roteiro: em frente ao escritório de turismo está a fonte da Rotunda, construída em 1860. Aliás a cidade possui várias fontes, pelo menos no nosso trajeto. Do outro lado está a Cours Mirabeau. A avenida é larga, com várias construções antigas, algumas lojas, cafés, fontes e muita gente passeando para lá e para cá.

Cours Mirabeau.
Esta rua, foi construída no século 17 com várias mansões da época e é um verdadeiro túnel verde de plátanos. Uma dica clássica que vi em vários blogs é o café Les Deux Garçons, conhecido por ter sido frequentado por personalidades como Edith Piaf, Pablo Picasso e Jean-Paul Sartre. O café, aberto em 1792, fica no número 53 da Cours Mirabeau. 

Café  Les Deux Garçons

Entrando na rua 4 de setembro há o prédio do Thetre du jeu paume, um teatro a italiana, do sec. XVIII. Retornando a Cours Mirabeau pegamos a Rue Thiers até a Place de Verduri, onde está localizado a Palacio de Justiça. Caminhado até Place des Prêcheurs, está a Église de Madeleine. Essa praça tem também uns restaurantes. Paramos para um almoço rápido. 

Hôtel de Vill
Seguimos em direção ao Hôtel de Ville (prefeitura), um prédio bonito com uma famosa “torre do relógio”. A Place de Hôtel de Ville é uma praça super agradável rodeada por cafés, com mesas do lado de fora e barracas de flores. Mais à frente tem a Ancien Archevêche (Antiga Arquidiocese), que hoje abriga o Musée des Tapisseries (Museu da Tapeçaria), e a Cathédrale Saint Saveur, com construções do seculo V ao XVII.

Cathédrale Saint Saveur
Daí fomos em direção ao Pavilion de Vendome, é uma pequena caminhada mas vale a pena. O lugar é uma graça! Tem belos jardins e um lindo pequeno palácio. Para visitar o interior do palácio cobra-se um ingresso e não pode tirar fotos.


Pavilion de Vendome

Daí retornamos passeando pelas pequenas ruelas em direção a Cours Mirabeau.
Fiquei com vontade de fazer “nos passos de Cézanne”. Reparem que nas ruas há uma marcação com C, nos locais que Cezanne passou. 

nos passos de Cézanne

No escritório de turismo de Aix é possivel pedir este mapa, que mostra os lugares representativos na vida de Cézanne em Aix, como seu atelier, que fica no nº 9 da Avenue Paul Cézanne e é mantido como na época em que ele morreu. Mas era 2ª feira e não deu. Fica para a próxima.